Da idéia para realidade
Confraria Aiki

“Uma idéia é apenas uma idéia até que alguém a torne realidade”, não sei se foi bem assim que ouvi Clauber Sensei falando no último seminário que participei em Vila Velha/ES.

Hoje tornamos realidade uma idéia que muitas pessoas acham algo fantástico, emblemático ou qualquer outro adjetivo positivo ou negativo, a 1ª edição da Confraria Aiki saiu do papel, fomos 11 praticantes, reunidos sob um tatame para fazer o que mais gostam, treinar aikido. Sem a pretenção de realizar comparações entre os conceitos das 4 escolas representadas por seus integrantes e o que prevaleceu foi apenas treinar e sintetizar o que é possível sob a ótica de outro praticante.

Os amigos Aluisio Uda e Renan Jung iniciaram a 1ª edição da Confraria Aiki com um conceito unificado sobre os treinos usando as mesmas palavras chaves: “Prática e Hábito”.
Como diz o ditado:
“a prática leva ao hábito e este à perfeição”.
Esta frase é algo que tem pouco sentido pois se você pratica algo sob apenas uma ótica ou conceito você vai chegar a perfeição daquilo que praticou. Filosofando um pouco, podemos comer feijão queimado uma vida toda e quando experimentamos um feijão feito de maneira certa este se torna ruim pois o queimado era a perfeição que tínhamos como referência. É com essa analogia que digo que a prática deve ser realizada em ambientes, situações e temperos diferentes e com esse hábito sintetizar nossos conceitos e achar nossa perfeição efêmera, seja ela no aikido, trabalho, família, enfim em nossas vidas.

Como Morihei Ueshiba Sensei deixou em seus ensinamentos, o Aikido é uma arte para unir as pessoas, criando uma grande família e hoje acreditamos que fizemos nossa parte e estivemos mais alinhados com os ensinamentos do O Sensei, tudo que fizemos foi apenas treinar e fazer novas amizades dentro e fora do tatame. Sim, fora do tatame também. Ser recebido pela proprietária do restaurante que almoçamos com um sorriso no rosto e um abraço caloroso é um sentimento muito positivo, reflexo esse da nossa atitude de ficar cada vez mais uno com a natureza/ambiente que nos cerca. Este ano ainda teremos mais 2 edições da Confraria Aiki e acreditamos que as pessoas que treinam aikido e que se identificam com essa proposta estarão presentes e fazendo com que essa energia fique cada vez maior e contagie mais outros praticantes onde a necessidade é apenas uma: treinar aikido!

E você ficou intrigado ou interessado na nossa proposta, então programe-se e venha treinar conosco na próxima edição da Confraria Aiki, será um prazer tê-lo conosco.