Confraria Aiki
Aluísio Uda

Em 07 de abril iniciaremos nosso Projeto Confraria Aiki com nossa 1ª edição.

O objetivo da Confraria Aiki é reunir pessoas que tenham o mesmo objetivo, que no nosso caso é estudar e treinar aikido. Além disso, pensamos em divulgar uma nova geração de aikidokas que buscam conhecimento em diversos seminários em nessa primeira edição vamos apresentar Aluísio Seitsi Uda – 2º Dan Aikikai e que treina no Grupo Aikido Kawai.

Ele iniciou seus estudos no Aikido aos 14 anos na UFSC  em Florianópolis por 4 anos sob a orientação do sensei Rodheber Lopes, depois foi treinar no Kawai Shihan dojo sob a tutela de Carlos Alberto Sensei, ainda em Florianópolis. Final de 2014 foi morar em São Paulo para continuar seus estudos na área de medicina e fez residência em Clínica Médica na Santa Casa, onde treinou por dois anos com Leonardo Sodré Sensei, em 2017 retornou para Florianópolis, voltando a treinar no Kawai Shihan Dojo.

Segundo Aluísio, médico nunca pára de estudar e portanto assim que terminar suas especialidades e estudos médicos formais, pensa em dar aulas de Aikido e espera que nos próximos 2 anos isto venha se concretizar.

Participou de diversos seminários entre eles os dos Senseis Shoji Seki Shihan, Masuda Seijuro Shihan, Masatake Fujita Shihan, Kawai Shihan, Bruno Gonzalez, Patrick Benezi Shihan, Luis Colalillo e Toni Rodrigues. Também participou dos Intensivos de inverno e verão 2016 e 2017 com sensei Leonardo Sodré.
Durante a entrevista para realizar esse post perguntamos o que ele espera com o Projeto Confraria Aiki, abaixo sua resposta na íntegra:

Idéia da Confraria Aiki é um grande motivo para gente treinar nossos egos, principalmente nós faixas pretas, e fazer umas das idéias centrais do Aikido (Masakatsu agatsu katsuhayab) se tornar realidade. A Confraria nos lembra que o treino é o principal motivo para que nos levou a prática. Faça um pequeno esforço mental e relembre o que te levou ao Aikido, com certeza não foi pelas vaidades que os dans podem nos dar ( muitas vezes os dans nos dão apenas massagem nos nossos egos, será que é por isso que devemos continuar a praticar? eu penso que não, e sim devemos praticar a sede pelo conhecimento e pela prática. Como no Aikido precisa-se de parceiro para que ele possa ser realizado, quanto mais parceiros de treino mais vamos ter diferentes experiências, mais aprendemos. Manter esse espírito de iniciante todos os dias (Hibi Shoshin), parece-me uma forma de conseguir treinar nossos egos, e vamos conseguir treinar nossos corpos e mentes neste caminho. A mente de iniciante nos motiva. Então, por fim que eu espero da  Confraria Aiki : Primeiro treinar, deixar nossos egos do lado de fora, respeitar nossos colegas, aproximar diferentes escolas de Aikido, fortalecer laços, aprender muito com todos, divulgar o Aikido da melhor maneira que podemos, que é treinando. Desculpe o fim se pareço o capitão américa escrevendo aehahehahea. Abraço!

E vamos treinar o máximo que pudermos!

E aí gostou? Então venha participar da 1ª edição da Confraria Aiki no dia 07 de abril de 2018, realize sua inscrição clicando aqui.