Seminário Vu Ha Brasil 2016

Nos dias 8 e 9 de outubro de 2016 tive o prazer de participar do Seminário Internacional de Aikido com o Sensei Vu Ha 6º dan, responsável pelo Boston Aikikai. Esta foi a 2ª vez que o evento foi realizado no país e organizado pelo grupo União Brasileira de Aikido, contando com a participação de varias escolas de aikido do país, mostrando que é possível seguir a célebre frase do fundador do aikido, Morihei Ueshiba:  “Unirmo-nos uns aos outros através da arte“.  Esta frase deveria ser o lema de todas as escolas de aikido do planeta, afinal acredito ser esse o legado do fundador quando desenvolveu o aikido.

O seminário foi excelente, muito bem organizado, a simplicidade, simpatia e acessibilidade de Vu Ha Sensei são surpreendentes, além da qualidade técnica mostrando um aikido verdadeiro e sincero, dando uma energia que contagiou os praticantes. Se prestarem atenção às fotos do evento (produzidas pelo CaduPhotography) podemos perceber os praticantes executando as técnicas com essa sinceridade e simpatia uns com os outros, onde os aikidokas estão sorrindo, mas não ao ponto da displicência, mas praticando com alegria que é a forma que o aikido deve ser praticado, sincero e alegre, aliás o aikido deve trazer uma felicidade ao praticante algo que ao finalizar o evento pude expressar essa sensação. Abaixo, destaco algumas imagens que mostram essa felicidade estampada no rosto dos praticantes .

Em resumo foi uma oportunidade para aprender e tentar trazer alguma coisa para minha pratica diária. Fico ansioso pela próxima visita de Vu Ha Sensei ao Brasil e, claro, poder estar com essa turma de aikidokas em breve em qualquer outro evento.

Deixe uma resposta