Sobre 2016

E mais um ano chega ao seu fim, acho interessante escrever sobre o que foi 2016 então vamos lá.

2016 não foi um ano fácil mas tivemos conquistas e aprendizado. Foi o ano que quase ampliamos o espaço do Dojo, e sim ficamos no quase pois não era a hora para isso acontecer. Nosso grupo mudou, poucos colegas ficaram de 2015 deram uma pausa nos treinos ou simplesmente deixaram de curtir o aikido, sei lá, mas isso não nos desanimou, muito pelo contrário, nos motivou ainda mais e com isso, abrimos mais um local de treino em Palhoça, um horário na Ponte do Imaruim, e com isso surgiu a ideia de iniciar um projeto novo que esperamos colocar em prática no próximo ano. Realizamos apresentações e visitas em algumas escolas, não todas onde gostaria, então ficou para o próximo ano, para divulgar o Aikido tendo como resultado novos colegas que passaram pelo tatame uns não ficaram porem conheceram o aikido um pouquinho do aikido, já outros permaneceram no tatame estudando e crescendo dentro da arte ou como muitos chamam, dentro do caminho.

Também crescemos tecnicamente, resultado dos treinos no Kawai Shihan Dojo com Carlos Grisalt sensei somados aos 8 seminários ao longo do ano (5 nacionais e 3 internacionais), visitas a dojos conhecidos e alguns outros que se tornaram amigos entre um seminário e outro. O aprendizado foi amplo e colaborativo graças a todos os senseis e amigos que doaram seu corpo, vontade e tempo contribuindo com treinos de qualidade, visões e propostas interessantes sobre uma técnica e outra, algumas delas adotamos em nossos treinos e outras que possivelmente adotaremos com tempo.

Esse ano também foi um ano de surpresas, realizamos duas apresentações em eventos de outras atividades esportivas e recreativas e também fomos convidados a participar do 1º Encontro de Aikidoistas do Brasil, que reuniu muitos talentos do circuito nacional de aikido. Foi uma honra muito grande receber esse convite, além da surpresa, afinal somos um grupo de apenas 3 anos de história então estamos no caminho certo.

Quanto ao futuro, bem o futuro só nos reserva uma coisa, continuar o trabalho, claro que definimos metas para o próximo ano, mas o importante é continuarmos com o que estamos fazendo, isso não podemos abandonar, afinal é uma posição que já alcançamos então agora é aprimorar e manter a direção, algumas vezes teremos que fazer um tenkan ou outro mas é para manter a harmonia e a intenção necessária para o crescimento do grupo.

A finalidade do treinamento é apertar o que está frouxo, enrijecer o corpo e polir o espírito. – Morihei Ueshiba – A Arte da Paz

Um comentário em “Sobre 2016

  1. Bom estar participando deste grupo que caminha de maneira harmonica e paciente e porque não dizer bonita rumo ao desenvolvimento pessoal e tecnico de todos nós! Obrigado pelo seu empenho Sensei Osmair e parabéns pelo trabalho !!!

Deixe uma resposta