Uniforme de AIKIDO

Para se treinar AIKIDÔ, bem como para a maioria das artes marciais é necessário usar um uniforme, no caso do AIKIDÔ usa-se o dogi, faixa, hakamá e sandálias.

DogiO Dogi é o chamado “kimono”, sendo esta denominação errada, uma vez que kimono é um outro tipo de roupa que os japoneses usam. GI, quer dizer vestimenta e DO, o caminho, assim, dogi literalmente traduzido “roupa para treinamento”. Ele deve estar sempre limpo, arrumado e preferencialmente ele não deve ter nenhum detalhe que cause diferenciação com os demais companheiros, salvo o distintivo da academia/dojo.
Colocar destaques no dogi é um sinal de desejo de exclusividade e uma manifestação do ego individualista que se quer combater no AIKIDÔ. Existem vários tipos de dogi os mais indicados são os reforçados e “trançado”, pois eventualmente durante a execução das técnicas, ele poderá sofrer puxões, e se não for convenientemente forte poderá rasgar. Também é interessante não usar as mangas muito compridas, pois no AIKIDÔ existem muitos katas onde se deve deixar o adversário segurar o pulso e portanto esta área deve estar livre para permitir a pegada. O dogi deve ser convenientemente dobrado, após o uso, não somente para que aumente sua durabilidade mas também como um treinamento espiritual de respeito, e paciência para executar tarefas rotineiras e manuais.

faixas-kyu-aikikaiA Faixa que em japonês é OBI, inicialmente é da cor branca e com os exames de graduações ela pode ou não mudar a cor, na verdade a faixa serve apenas para amarrar a parte de cima do dogi e segura sua calça, na AIKIKAI, quartel general do aikido no Japão, é usado a faixa branca até sua graduação a Shodan(faixa preta). Aqui no Brasil muitas escolas utilizam esse método onde o praticante só troca de graduação mas não de faixa. Contudo tem escolas que utilizam as cores para simbolizar seu tempo e graduação, em resumo, o praticante de aikido não deve levar em consideração a cor da faixa de outro praticante. Todas as graduações dentro do AIKIDO são determinadas pelo sensei/instrutor, onde o praticante é indicado a prestar o exame que nada mais é uma apresentação de princípios ou katas que ja pratica na sua rotina de treinos.
As graduações antes da faixa preta são chamadas de kyus e elas são:

  • Branca – Iniciante
  • 6º kyu – Laranja ( geralmente utilizada para crianças)
  • 5º Kyu – Amarela
  • 4º Kyu – Roxa
  • 3º Kyu – Verde
  • 2º Kyu – Azul
  • 1º Kyu – Marrom

Apos o 1º kyu a denominação muda para DAN, onde o praticante recebe a faixa preta e é conhecido como SHODAN, sendo que a partir desse momento sua faixa não muda mais de cor ou ganha qualquer identificação visual de graduação. As graduações de shodan são:

  • 1º Dan – Shodan
  • 2º Dan – Nidan
  • 3º Dan – Sandan
  • 4º Dan – Yondan
  • 5º Dan – Godan

O praticante que está na faixa preta também deve inserir em suas vestes uma calça chamada de Hakama que pode ser nas cores pretas, mais utilizada, ou azul. Para saber mais sobre o Hakama clique aqui.

No Aikido muitas técnicas são de imobilização no solo/tatame e praticamente todas essas imobilizações mantém nosso rosto em contato com o tatame, então sua limpeza deve ser cuidada e mantida, sendo assim, o uso de uma sandália é parte da roupa do aikidoka e serve para se locomover do vestiário ao tatame. Seu uso é praticamente obrigatório, para não sujar o tatame com a sujeira/pó que encontra-se fora do local da pratica.

zori

Deixe uma resposta