Confraria Aiki
Thiago Hayashi
Senshin Campinas

Na próxima edição do Projeto Confraria Aiki 3ª edição em 08 de setembro de 2018 e teremos Thiago Hayashi Sensei um dos aikidokas da nova geração  que buscam conhecimento em diversos seminários, aluno e instrutor do Senshin Aikido – Campinas, conheça agora um pouco de sua história.

Na infância treinou judô e na adolescência um pouco de kung fu. Em 97, nos intervalos das aulas na PUC-Campinas, conversava com seus veteranos Clauber Scarparo e Tharso Vieira sobre “esse tal de aikido”. Mas só pisou no tatame para treinar em 2001 como um dos primeiros alunos do Luiz Yabagata Sensei, em Goiânia. Por lá fez seus primeiros exames de kyu, que na época eram realizados em Brasília com a supervisão do Shikanai Shihan. E à partir dali, sempre que estava por Campinas, visitava o Clauber e Tharso Sensei e aproveitava para treinar no Senshin Dojo.
Durante os anos de  2005 e 2006 se mudou para a Europa, estudando diariamente por quase 1 ano na London Aikikai, escola da Birankai criada pelo Chiba Shihan.

“Um dojo com ótimos Shihan e Sensei que era frequentado por pessoas do mundo inteiro, muitos dos alunos de lá visitavam o Hombu Dojo como eu vou para São Paulo atualmente.”

Por lá teve contato com o iaido e o zazen.

Em 2006 voltou ao Brasil e se filiou ao Senshin Dojo onde até hoje é aluno e instrutor. Devido seu trabalho se mudou para São Paulo e entre 2010-13 estudou com o Ricardo Leite Sensei, pelo qual têm grande admiração, carinho e sempre que possível ainda o visita para fazer aulas e colocar a conversa em dia.

Já participou do Summer Camp da USAF nos Estados Unidos, semana de treinos lideradas pelo Yamada Shihan e Osawa Shihan e outros Shihan convidados. Além de seminários internacionais pela América Latina e no Brasil, destaca-se os seguintes: Tamura Shihan, Seki Shihan, Irie Shihan, Ito Shihan, Donovan Shihan, Claude Berthiaume Shihan, Peter Bernarth Shihan, Vu Ha Sensei, Stéphane Goffin Sensei, Fabrice Croizé Sensei. Desde 2015 participou de todas as edições de Intensivo de Verão e Inverno do Leonardo Sodré Sensei.
Sobre a Confraria Aiki:

“Estou muito honrado e feliz pelo convite de fazer parte desse projeto com muitos irmãos de tatame que vejo com bastante frequência pelos tatames do Brasil e admiro o aikido que praticam.
Acredito que no aikido como na aviação, o que conta é hora/tatame. Quanto mais pratico, menos eu sei. Mas a vantagem disso é que durante esse tempo fazemos muitos amigos e criamos novas referências que agregam a nossa técnica. O Dutra Sensei é um exemplo desse espírito diplomático dentro de nossa organização e através dele estendo a homenagem a todos os praticantes que admiro na Sansuikai. O mesmo faço em nome do Leonardo Sodré Sensei que utilizo para homenagear todos os outros membros das demais organizações brasileiras que aprecio.
Como dizia o O-Sensei, “Aikido não é uma maneira de lutar ou de derrotar inimigos; é uma maneira de reconciliar o mundo e fazer de todos os seres humanos uma família”. Ainda estou longe no caminho para conseguir colocar tudo isso em prática mas tenho certeza que a Confraria Aiki nasceu com esse espírito. Quero aproveitar para reforçar o convite a todos os praticantes que quiserem aumentar sua hora/tatame a participar de qualquer uma de nossas edições e juntos dividirmos experiências!”

Então vai aceitar o convite de Thiago Hayashi? Venha aumentar sua hora de voo na 3ª edição da Confraria Aiki no dia 08 de Setembro de 2018, realize sua inscrição clicando aqui.