Aikido

O Aikido tem sua origem no Japão e seu desenvolvimento teve incio o final da decada de 20, contudo teve seu registro com o nome de aikido em 1942, antes era chamado de variações deste nome, no mesmo período que se popularizaram o Karatê e o Judo. Diferente das duas artes marciais, o Aikido não consiste em chutes, socos e golpes de impacto, como o Karatê, e também se diferencia do Judo, não possuindo um aspecto competitivo e de medição de forças.
O fundador do Aikido, Morihei Ueshiba, propôs que as técnicas marciais de desarme e proteção, anteriormente usadas de maneira militar, pudessem ser ensinadas como uma prática corporal para a saúde e aprimoramento pessoal.
As técnicas de Aikido tem sua origem principalmente a partir do estudo do Daito Ryu Aiki Jujutsu (uma arte marcial desenvolvida pelos Samurais) que se utiliza de técnicas de desarme contra espadas, facas , outras armas, e defesas contra socos e agarrões, muito comuns aquela época.
As principais ferramentas do Aikido são as mãos livres e tem o objetivo de se livrar do atacante, e possivelmente imobilizar ele ao solo, utilizando-se de projeções com quadril, chaves de punho, cotovelo, e ombro, pontos de pressão, além de outras estratégias menos utilizadas, como estrangulamentos e atemis (golpes de impacto).
Técnicas de queda e respiração também são fundamentais ao longo das aulas. Todas as técnicas são praticadas com paciência e atenção, e os níveis de complexidade vão se elevando a medida que a turma evolui dentro da prática.

A figura mais marcante do Aikido é o ator de cinema Steven Seagal, que em seus filmes, marcou bem a característica técnica do Aikido, e recentemente tem contribuído para o treinamento de lutadores profissionais do MMA.